Road Vintage Bike Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Bicicleta Vilar 1979/80

5 participantes

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

Bicicleta Vilar 1979/80 - Página 2 Empty Re: Bicicleta Vilar 1979/80

Mensagem  Kampa Qui Ago 13, 2009 10:52 am

Ontem, ainda tentei improvisar qualquer coisa com as ferramentas que tenho mas não resultou. Como o que eu gosto mesmo é de andar, limpei tudo muito bem, pus massa nova e voltei a montar.

Depois de limpo e antes da massa nova:
Bicicleta Vilar 1979/80 - Página 2 Vilarspeedvi061

Bicicleta Vilar 1979/80 - Página 2 Vilarspeedvi062

Bicicleta Vilar 1979/80 - Página 2 Vilarspeedvi063

Ainda fui a tempo, depois de montada, de dar mais uma voltinha (~1 hora) antes de o dia acabar. Sabe mesmo bem andar nesta fininha! Como o desvio não é assim tão grave (mesmo a pedalar sem mãos no guiador dá para seguir a direito) isto fica para resolver mais tarde com ferramentas a sério.

A seguir é por fita no guiador e por agora está! Cool

ps: voçês usam algum método para acertar a posição das manetes dos travões e o guiador? ontem levei uma chave comigo e durante o passeio fui mudando o ângulo do guiador... experimentei com a parte inferior das drop bars completamente horizontal e não me senti confortável. Lá fui subindo e acho que voltou à posição original!
Kampa
Kampa
Rolador

Mensagens : 266
Data de inscrição : 29/07/2009
Localização : Olissipo

Ir para o topo Ir para baixo

Bicicleta Vilar 1979/80 - Página 2 Empty Oa Antigos

Mensagem  GolfSC Qui Ago 13, 2009 9:08 pm

Olha os ciclistas antigos usavam um nivel para alinhar a ponta das manetes com a posição horizontal do guiador... mas penso que pode sempre ficar á vontade de cada um Cool
GolfSC
GolfSC
Moderador

Mensagens : 255
Data de inscrição : 15/07/2008
Idade : 45
Localização : Palmela

Ir para o topo Ir para baixo

Bicicleta Vilar 1979/80 - Página 2 Empty Re: Bicicleta Vilar 1979/80

Mensagem  Kampa Qui Ago 13, 2009 11:26 pm

Obrigado Golf!

Hoje finalmente pus a fita no guiador. Comecei por pôr a que arranjei à moda antiga mas a moderna acabou por me seduzir. É bem mais confortável e lida melhor com o suor. Fez um jeitão com a caloraça que estava. O suor das mãos em cima do cromado era um bocado escorregadio.


Última edição por Kampa em Sáb maio 05, 2012 7:23 pm, editado 1 vez(es)
Kampa
Kampa
Rolador

Mensagens : 266
Data de inscrição : 29/07/2009
Localização : Olissipo

Ir para o topo Ir para baixo

Bicicleta Vilar 1979/80 - Página 2 Empty Borrachas

Mensagem  Admin Sex Ago 14, 2009 9:26 am

Tens de arranjar é umas borrachinhas para as manetes Wink
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 171
Data de inscrição : 14/07/2008
Idade : 45
Localização : Barreiro

https://rvbp.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Bicicleta Vilar 1979/80 - Página 2 Empty Re: Bicicleta Vilar 1979/80

Mensagem  Kampa Sex Ago 14, 2009 9:55 am

Aquele capuz de borracha que cobre a base das manetes? Estes eram assim "nus" de origem. Como estes travões tem manete dupla acho que nem dava.

Ficou bem fixe a voltinha em torno das bases! Cool
Bicicleta Vilar 1979/80 - Página 2 Vilarspeedvi066-1


Última edição por Kampa em Sáb maio 05, 2012 7:24 pm, editado 1 vez(es)
Kampa
Kampa
Rolador

Mensagens : 266
Data de inscrição : 29/07/2009
Localização : Olissipo

Ir para o topo Ir para baixo

Bicicleta Vilar 1979/80 - Página 2 Empty Re: Bicicleta Vilar 1979/80

Mensagem  Kampa Dom Ago 16, 2009 9:14 pm

Olá malta! Cada dia que passo a andar com esta menina mais gosto dela! Cool

Estive a contar o número de dentes nos carretos e gostava de saber se é o normal para a época. Atrás tenho 14, 16, 18, 20 e 22 com duas pedaleiras de 52 e 42 dentes.

Ás vezes sinto falta de uma mudança mais pesada e como por aqui são só etapas de montanha, não me importava de ter um par de mudanças mais leves...
Kampa
Kampa
Rolador

Mensagens : 266
Data de inscrição : 29/07/2009
Localização : Olissipo

Ir para o topo Ir para baixo

Bicicleta Vilar 1979/80 - Página 2 Empty Mudanças

Mensagem  GolfSC Dom Ago 16, 2009 10:23 pm

RaTaMaCue escreveu:Olá malta! Cada dia que passo a andar com esta menina mais gosto dela! Cool

Estive a contar o número de dentes nos carretos e gostava de saber se é o normal para a época. Atrás tenho 14, 16, 18, 20 e 22 com duas pedaleiras de 52 e 42 dentes.

Ás vezes sinto falta de uma mudança mais pesada e como por aqui são só etapas de montanha, não me importava de ter um par de mudanças mais leves...


Sim o normal eram os 52/42 dentes (agora o mais comum é o 53/39), atrás está um pouco leve - 14 é o andamento de junior, o 22 parece-me bem!!
GolfSC
GolfSC
Moderador

Mensagens : 255
Data de inscrição : 15/07/2008
Idade : 45
Localização : Palmela

Ir para o topo Ir para baixo

Bicicleta Vilar 1979/80 - Página 2 Empty Re: Bicicleta Vilar 1979/80

Mensagem  Kampa Seg Ago 17, 2009 1:09 pm

Estou a pensar em mudar-lhe a transmissão mas há umas coisas que ainda não percebo. Queria pôr uns carretos novos, corrente nova, pedaleiras e pedais novos tb. A questão é que este sistema de cavilha dos crenques bem como o sistema de caixas de rolamentos do eixo já não se utiliza/vende. Hoje, utiliza-se uma cassette (fechada) com o eixo pedaleiro e os rolamentos incluidos.

1º - Como posso determinar qual o bottom bracket correcto para a minha fininha? Já vi que tenho 68mm de caixa a caixa mas o diâmetro não interessa? ou todas as biclas são iguais neste aspecto?

2º - Normalmente, para cada versão de bottom bracket, existem várias sub-versões com eixo de diferentes comprimentos. Ainda pensei que bastava medir o meu eixo e comprar um do mesmo tamanho. Descobri logo que não existe nenhum à venda com o tamanho do meu. Na verdade, isso faz todo o sentido, pois o sistema de fixação do crenques ao eixo pedaleiro já não é o mesmo. Ok, então como determino qual o modelo a comprar (110, 113 ou 122 mm) de modo a manter a "Chain line" correcta para a bicla? Devo medir a distância entro os "centros" do crenques da minha bicla? Ou se é para pôr só uma pedaleira compra-se a versão do eixo mais curto, duas o seguinte e três pedaleiras o mais longo?

Obrigado! clown
Kampa
Kampa
Rolador

Mensagens : 266
Data de inscrição : 29/07/2009
Localização : Olissipo

Ir para o topo Ir para baixo

Bicicleta Vilar 1979/80 - Página 2 Empty Carretos

Mensagem  Admin Seg Ago 17, 2009 9:42 pm

RaTaMaCue escreveu:Estou a pensar em mudar-lhe a transmissão mas há umas coisas que ainda não percebo. Queria pôr uns carretos novos, corrente nova, pedaleiras e pedais novos tb. A questão é que este sistema de cavilha dos crenques bem como o sistema de caixas de rolamentos do eixo já não se utiliza/vende. Hoje, utiliza-se uma cassette (fechada) com o eixo pedaleiro e os rolamentos incluidos.

1º - Como posso determinar qual o bottom bracket correcto para a minha fininha? Já vi que tenho 68mm de caixa a caixa mas o diâmetro não interessa? ou todas as biclas são iguais neste aspecto?

2º - Normalmente, para cada versão de bottom bracket, existem várias sub-versões com eixo de diferentes comprimentos. Ainda pensei que bastava medir o meu eixo e comprar um do mesmo tamanho. Descobri logo que não existe nenhum à venda com o tamanho do meu. Na verdade, isso faz todo o sentido, pois o sistema de fixação do crenques ao eixo pedaleiro já não é o mesmo. Ok, então como determino qual o modelo a comprar (110, 113 ou 122 mm) de modo a manter a "Chain line" correcta para a bicla? Devo medir a distância entro os "centros" do crenques da minha bicla? Ou se é para pôr só uma pedaleira compra-se a versão do eixo mais curto, duas o seguinte e três pedaleiras o mais longo?

Obrigado! clown


Olha, em relação a isso temos 2 opções:

Manter no estado clássico - usava-se carretos de rosca (Inglesa, Francesa e Italiana) e nos anos 80 passou-se a utilizar também a cassete no que toca á grande competição. Se quiseres manter o estado clássico podes colocar uma pedaleira (para retirar o sistema de cavilhas visto ter-se deixado ultrapassar nos anos 60) com caixas de pedaleiro ou bloco no caso de já não arranjares caixas - penso que a vilar é rosca BSA, Inglesa.

Alterar o modelo Clássico - Um qualquer pedaleiro BSA com a respectiva cassete e corrente (nota: diferenças entre 8, 9 e 10 velocidades)
relativamente ao tamanho do eixo das caixas/bloco não sei o que a Vilar utilizava...

Cumps
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 171
Data de inscrição : 14/07/2008
Idade : 45
Localização : Barreiro

https://rvbp.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Bicicleta Vilar 1979/80 - Página 2 Empty Vilar

Mensagem  GolfSC Seg Ago 17, 2009 9:46 pm

Pois, da Vilar não existe grande documentação... Crying or Very sad Crying or Very sad , tenta saber tirando o que ai tens e tentar comparar com os novos de uma qualquer casa de Bikes.
GolfSC
GolfSC
Moderador

Mensagens : 255
Data de inscrição : 15/07/2008
Idade : 45
Localização : Palmela

Ir para o topo Ir para baixo

Bicicleta Vilar 1979/80 - Página 2 Empty Re: Bicicleta Vilar 1979/80

Mensagem  Kampa Seg Ago 17, 2009 10:04 pm

O tamanho do eixo original é 136 mm mas a caixa tem os "normais" 68 mm. O problema é que os crenques de cavilha são completamente atravessados pelo eixo e ainda saiem um milímetro (ou outro) para fora. Os crenques novos, são apertados "contra" o eixo. Ou seja posso ter os pedais (e as pedaleiras) exactamente no mesmo sitio que os antigos apesar dos eixos (do pedaleiro) não serem exactamente do mesmo tamanho.

Ainda hoje, na minha volta diária, deu para sentir. Há uma folga no crenque esquerdo. De vez em quando sente-se. O próprio eixo pedaleiro já está com folga. Nota-se quando se empurra os pedais lateralmente e às vezes tb se ouve um tac-tac enquanto se pedala em carga. Na verdade, este cubo pedaleiro nunca foi aberto para limpeza e colocação de nova massa. Quando era mais puto "abusei" muito dela... seja como for tenho de a pôr a funcionar melhor do que está.

Tá aqui tá a levar uma transmissão toda nova.
Kampa
Kampa
Rolador

Mensagens : 266
Data de inscrição : 29/07/2009
Localização : Olissipo

Ir para o topo Ir para baixo

Bicicleta Vilar 1979/80 - Página 2 Empty Re: Bicicleta Vilar 1979/80

Mensagem  Kampa Ter Ago 18, 2009 9:05 pm

Hoje resolvi desmontar o conjunto pedaleiro todo para ver em que condições estava. É que nunca me lembro, nestes 30 anos que tenho a bicla, de lhe ter feito qualquer manutenção. Toca a tirar os crenques, tirar as caixas, as esferas e limpar tudo.

Bicicleta Vilar 1979/80 - Página 2 Vilarspeedvi074a

Bicicleta Vilar 1979/80 - Página 2 Vilarspeedvi073a

o eixo diz "VILAR 55 a 56" "Made in Portugal". Alguem sabe o que quer dizer o "55 a 56"?

Bicicleta Vilar 1979/80 - Página 2 Vilarspeedvi076a

Além da massa velha também encontrei uns grãozitos de areia. Shocked Mas como as coisas me pareceram bem, foi só pôr massa nova e voltar a montar. Depois toca de ir para a rua experimentar. Lá dei a minha voltinha de uma hora e felizmente a folga desapareceu, o "tac-tac" também e não há barulhos estranhos a vir do bottom bracket.

Sabe mesmo bem andar nesta fininha! Cool
Kampa
Kampa
Rolador

Mensagens : 266
Data de inscrição : 29/07/2009
Localização : Olissipo

Ir para o topo Ir para baixo

Bicicleta Vilar 1979/80 - Página 2 Empty Não Sei...

Mensagem  GolfSC Sex Ago 21, 2009 8:09 am

o eixo diz "VILAR 55 a 56" "Made in Portugal". Alguem sabe o que quer dizer o "55 a 56"?



Eu por acaso não sei... Embarassed
GolfSC
GolfSC
Moderador

Mensagens : 255
Data de inscrição : 15/07/2008
Idade : 45
Localização : Palmela

Ir para o topo Ir para baixo

Bicicleta Vilar 1979/80 - Página 2 Empty Vou Ver

Mensagem  Admin Sex Ago 21, 2009 10:39 am

Vou tentar saber...
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 171
Data de inscrição : 14/07/2008
Idade : 45
Localização : Barreiro

https://rvbp.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Bicicleta Vilar 1979/80 - Página 2 Empty Re: Bicicleta Vilar 1979/80

Mensagem  Kampa Sex Ago 21, 2009 10:51 am

Malta, obrigado. Entretanto já descobri. 55 a 56 era a distância (em milímetros) entre cones do eixo pedaleiro.
Kampa
Kampa
Rolador

Mensagens : 266
Data de inscrição : 29/07/2009
Localização : Olissipo

Ir para o topo Ir para baixo

Bicicleta Vilar 1979/80 - Página 2 Empty Mais uma

Mensagem  Admin Seg Ago 24, 2009 10:47 pm

Pois é !! mais uma a saber Very Happy
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 171
Data de inscrição : 14/07/2008
Idade : 45
Localização : Barreiro

https://rvbp.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Bicicleta Vilar 1979/80 - Página 2 Empty Re: Bicicleta Vilar 1979/80

Mensagem  Kampa Qua Ago 26, 2009 9:27 am

Entretanto já encontrei uns estribos/gachos daqueles de metal com correias de couro. Cool

Próximo passo: arranjar uns calços de travão novos. Estes velhos devem estar meio ressequidos... guincham um bocadinho e não "agarram" a bicla assim tão bem quanto isso.
Kampa
Kampa
Rolador

Mensagens : 266
Data de inscrição : 29/07/2009
Localização : Olissipo

Ir para o topo Ir para baixo

Bicicleta Vilar 1979/80 - Página 2 Empty Re: Bicicleta Vilar 1979/80

Mensagem  Kampa Sáb Ago 29, 2009 12:53 am

Limpei os aros e os travões deixaram de guinchar. Comprei vários sets de calços para experimentar mas isto continua a não ter uma travagem brilhante... é sempre esponjoso e nem sequer consigo bloquear a roda traseira... coisa que fazia a toda hora para impressionar as miúdas do meu bairro quando era puto. Laughing

O que é que eu estou a fazer de mal? Não ando a comprar os calços certos? Será das mangas/bichas dos cabos?
Kampa
Kampa
Rolador

Mensagens : 266
Data de inscrição : 29/07/2009
Localização : Olissipo

Ir para o topo Ir para baixo

Bicicleta Vilar 1979/80 - Página 2 Empty Travagem

Mensagem  Admin Dom Ago 30, 2009 5:56 am

RaTaMaCue escreveu:Limpei os aros e os travões deixaram de guinchar. Comprei vários sets de calços para experimentar mas isto continua a não ter uma travagem brilhante... é sempre esponjoso e nem sequer consigo bloquear a roda traseira... coisa que fazia a toda hora para impressionar as miúdas do meu bairro quando era puto. Laughing

O que é que eu estou a fazer de mal? Não ando a comprar os calços certos? Será das mangas/bichas dos cabos?

Penso que o problema não seja dos calços... tenta ver se os cabos estão novos e oleados e se as bichas não tem ferrugem no interior, já agora vê também a recuperação da mola do travão...
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 171
Data de inscrição : 14/07/2008
Idade : 45
Localização : Barreiro

https://rvbp.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Bicicleta Vilar 1979/80 - Página 2 Empty Re: Bicicleta Vilar 1979/80

Mensagem  Kampa Dom Ago 30, 2009 10:19 am

Admin escreveu: tenta ver se os cabos estão novos e oleados e se as bichas não tem ferrugem no interior

Deve ser mesmo dos cabos. Bolas, estes ainda são os originais com 30 anos em cima!
Kampa
Kampa
Rolador

Mensagens : 266
Data de inscrição : 29/07/2009
Localização : Olissipo

Ir para o topo Ir para baixo

Bicicleta Vilar 1979/80 - Página 2 Empty Re: Bicicleta Vilar 1979/80

Mensagem  Kampa Ter Set 01, 2009 5:49 pm

Hoje, finalmente, tive tempo de substituir as bichas dos cabos dos travões. Não foi fácil encontrar a cor certa, cinzento, pois todas as lojas só têm preto. Realmente as bichas velhas já estavam a precisar de reforma. Estavam um bocado ressequidas e ferrungentas... também, ao fim de 30 anos não admira.

Bicicleta Vilar 1979/80 - Página 2 Vilarspeedvi084a

e uns pormenores...
Bicicleta Vilar 1979/80 - Página 2 Vilarspeedvi083

Bicicleta Vilar 1979/80 - Página 2 Vilarspeedvi082

Bicicleta Vilar 1979/80 - Página 2 Vilarspeedvi081

Depois da substituição lá fui para a minha voltinha e finalmente os travões já funcionam. A menina tá a andar! Cool


Última edição por RaTaMaCue em Qua Set 02, 2009 1:11 pm, editado 1 vez(es)
Kampa
Kampa
Rolador

Mensagens : 266
Data de inscrição : 29/07/2009
Localização : Olissipo

Ir para o topo Ir para baixo

Bicicleta Vilar 1979/80 - Página 2 Empty Fácil

Mensagem  GolfSC Qua Set 02, 2009 10:26 am

Essa foi de fácil resolução Very Happy
GolfSC
GolfSC
Moderador

Mensagens : 255
Data de inscrição : 15/07/2008
Idade : 45
Localização : Palmela

Ir para o topo Ir para baixo

Bicicleta Vilar 1979/80 - Página 2 Empty Re: Bicicleta Vilar 1979/80

Mensagem  Kampa Qua Set 02, 2009 1:14 pm

Sim, foi fácil. O maior problema foi mesmo encontrar bichas com a cor certa. Toda a gente tem em preto. Só à sexta loja é que encontrei em cinzento e a preços um bocadinho puxadotes... onde é que vocês compram este tipo de material na região de Lx?
Kampa
Kampa
Rolador

Mensagens : 266
Data de inscrição : 29/07/2009
Localização : Olissipo

Ir para o topo Ir para baixo

Bicicleta Vilar 1979/80 - Página 2 Empty Problem

Mensagem  Admin Qui Set 03, 2009 10:09 am

RaTaMaCue escreveu:Sim, foi fácil. O maior problema foi mesmo encontrar bichas com a cor certa. Toda a gente tem em preto. Só à sexta loja é que encontrei em cinzento e a preços um bocadinho puxadotes... onde é que vocês compram este tipo de material na região de Lx?


LOL!!
Esse é que é o problema...
Aqui também só se arranja preto ou branco, se quiseres em amarelo, verde, rosa, vermelho, etc... tens de mandar vir de fora a preços altos (por causa dos portes) - O golfSC manda vir dos EUA por ex.
Cumps
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 171
Data de inscrição : 14/07/2008
Idade : 45
Localização : Barreiro

https://rvbp.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Bicicleta Vilar 1979/80 - Página 2 Empty Re: Bicicleta Vilar 1979/80

Mensagem  Kampa Sex Set 04, 2009 11:40 am

Não ficava mais fácil mandar vir do UK ou da Alemanha? Só para evitar os problemas (atrasos e €€€) com a alfândega...

Vou fazer uma busca a ver se encontro qualquer coisa.
Kampa
Kampa
Rolador

Mensagens : 266
Data de inscrição : 29/07/2009
Localização : Olissipo

Ir para o topo Ir para baixo

Bicicleta Vilar 1979/80 - Página 2 Empty Re: Bicicleta Vilar 1979/80

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos